Estar perante uma emergência médica pode ser uma experiência particularmente assustadora. Quando alguém próximo tem um problema médico que ameaça a sua vida, muitas vezes há uma tendência para entrar em pânico e não tomar as medidas adequadas. É fundamental que tenha o conhecimento necessário para gerir com calma esta emergência.

Aqui está o que fazer em uma de emergência médica:
- A primeira coisa a lembrar é que deve ficar o mais calmo possível. Manter o raciocínio lógico, permitirá que tome as melhores decisões, o que, em última análise, ajudará a salvar uma vida.
- Contactar os serviços de emergência para que o operador possa enviar os serviços médicos adequados. O operador também pode fornecer conselhos valiosos sobre o que fazer.
- Se a pessoa em dificuldades não estiver a respirar, deve iniciar procedimentos de RCP. Os operadores das linhas de emergência são treinados para guiá-lo através deste processo e aconselhá-lo sobre como realizar Reanimação Cardio-respiratória.
- Se alguém está a sagrar, é fundamental que use compressas para impedir imediatamente qualquer perda de sangue. Se não houver compressas disponíveis, envolva pedaços de roupa na ferida.
- Se houver algum profissional médico que more nas proximidades, é aconselhável contactá-lo para obter assistência.